| 07 Apenas 39% do público prioritário se vacinou contra a gripe em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Paulo Pinto | Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Apesar da ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade em Mato Grosso, a cobertura vacinal do público prioritário composto por crianças, idosos e gestantes segue baixa: apenas 39,2% do grupo foi imunizado até o momento.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Desde o início da campanha, em abril, foram aplicadas 627 mil 128 doses da vacina contra a influenza no estado, número que coloca Mato Grosso abaixo da média nacional, de 44,4%.
A Secretaria de Estado de Saúde já distribuiu mais de um milhão e 200 mil doses aos municípios, responsáveis pela aplicação.
Segundo dados da Secretaria de Saúde atualizados até o último dia 16 de julho, os cinco municípios com maior cobertura vacinal do grupo prioritário são: Planalto da Serra, com 97,5%, União do Sul, 80,7%, São José do Povo, 76,3%, Lambari D’Oeste, com 76,3%, e Nova Brasilândia, que atingiu 69,1%.
Entre os maiores municípios do estado, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis apresentaram coberturas vacinais de 36,8%, 28,5% e 42,9%, respectivamente.
No entanto, foram os que mais aplicaram doses em números absolutos. Cuiabá aplicou mais de 111 mil doses, Várzea Grande, mais de 37 mil, e Rondonópolis, quase 46 mil vacinas administradas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Moraes, afirmou que a imunização ajuda a reduzir internações e complicações causadas por infecções respiratórias, além de desafogar o SUS.
Ela também recomendou ações como busca ativa, mutirões e funcionamento integral das unidades de saúde para melhorar os índices.