Agroligadas apresenta a empresárias e produtoras de moda a cadeia produtiva do algodão.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Principal produtor nacional de algodão e um dos maiores fornecedores mundiais, Mato Grosso quer mostrar aos consumidores finais de onde vêm os fios que vestem pessoas de mais de 30 países e abastece o sedutor mercado da moda.
O Dia da Moda em Campo é um projeto idealizado pelo movimento Agroligadas para levar profissionais e empresárias do setor de vestuário e beleza, imprensa e influenciadores digitais ao universo do algodão, do campo até a indústria.
Na atual safra, Mato Grosso será responsável pela produção de um milhão e 600 mil toneladas de plumas de algodão, o que representa quase 70% de toda produção nacional e deve movimentar quase dois bilhões de dólares em exportações.
Mas mais do que números, o algodão representa renda e emprego dentro de uma cadeia produtiva que envolve todos os setores da economia.
Todo esse universo foi apresentado durante a primeira edição do Dia de Moda em Campo, realizado este mês, para 25 pessoas selecionadas por entidades e pelas mulheres integrantes do Agroligadas, movimento que busca integrar campo e cidade por meio de iniciativas nas áreas de comunicação e educação.
A presidente do Agroligadas, Geni Caline, explica que o Dia de Moda em Campo é um dos projetos liderados pelo movimento para levar informações reais e relevantes sobre o agronegócio.
“Nosso objetivo é mostrar como o agro está presente na vida de todos, é trazer para o campo pessoas que têm uma ligação direta com o agronegócio, mas que nem sempre têm conhecimento disso”, ressaltou Geni.
A primeira edição do evento aconteceu no município de Campo Verde, um dos maiores produtores de algodão do estado. Os participantes, a maioria mulheres, além de visitar a lavoura, também conheceram o processo de beneficiamento da pluma e de fiação do algodão.