Agroindustrialização é caminho para o desenvolvimento de MT, afirmam lideranças em mesa-redonda na Expoagro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O futuro do desenvolvimento econômico de Mato Grosso passa, inevitavelmente, pela agroindustrialização.

Essa foi a principal conclusão da mesa-redonda realizada na noite da última segunda-feira, durante o Fórum do Setor Produtivo, dentro da programação da Expoagro.

O debate reuniu o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e o ex-senador e empresário Cidinho Santos, com foco no potencial da transformação da produção agrícola em emprego, renda e riqueza dentro do próprio estado.

Atualmente, Mato Grosso conta com três mil 115 agroindústrias, responsáveis por 86 mil empregos diretos, 45% da força de trabalho industrial, com uma média salarial de dois mil e 600 reais.

Essas empresas geraram mais de três bilhões de reais em ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em 2023.

Para o vice-governador Otaviano Pivetta, a experiência de Lucas do Rio Verde, onde ele já foi prefeito, e Nova Mutum é prova concreta de que agregar valor à produção primária transforma não só a economia, mas toda a realidade social dos municípios.

Juntos, os dois municípios produzem cerca de seis milhões de toneladas de grãos, mas industrializam sete milhões de toneladas por ano, incluindo produtos de municípios vizinhos

Pivetta lembrou que nenhum país se desenvolve vendendo matéria-prima, por isso, é preciso verticalizar a produção para distribuir riqueza aqui no Estado.

O consenso entre os participantes foi claro: a agroindustrialização é mais que um modelo econômico, é uma solução para o desenvolvimento sustentável e social de Mato Grosso.

Além de garantir empregos qualificados e aumento da arrecadação, ela reduz desigualdades regionais, fortalece os municípios e prepara o estado para um novo ciclo de crescimento.