Ações da concessionária da Ferrovia Estadual beneficiam famílias do bairro Maria Amélia, em Rondonópolis

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Rumo

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O bairro Maria Amélia, em Rondonópolis, tem cerca de 500 famílias e está no centro das transformações sociais promovidas pela Rumo, empresa responsável pela construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

O bairro é a área urbana mais próxima ao traçado da ferrovia no estado, e a Rumo, comprometida com medidas de responsabilidade social e ambiental, iniciou uma série de ações para entender e atender às necessidades dos quase dois mil moradores.

Por meio de um Diagnóstico Social, realizado de porta em porta, a Rumo identificou as principais demandas da comunidade, mapeando dados como o perfil familiar, o número de crianças em idade escolar e a presença de pessoas com necessidades especiais em cada moradia.

A primeira iniciativa foi realizada no último Dia das Crianças, quando a Rumo promoveu uma gincana, distribuiu brinquedos e doces, além de instalar um balcão de empregos em parceria com o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para o cadastramento profissional de adultos que tenham interesse em integrar as equipes da empresa ou de parceiros.

De outubro a dezembro de 2024, lideranças comunitárias participaram de visitas técnicas às obras da ferrovia.

A ação proporcionou esclarecimentos sobre as medidas de segurança e preservação ambiental adotadas pela empresa.

Entre as iniciativas destacam-se a construção de um muro de três metros para evitar o acesso aos trilhos, além de outras medidas para garantir mais proteção aos moradores e à fauna local.

Em dezembro, a comunidade foi contemplada com um evento emocionante liderado pelo "Papai Noel Azul" da Rumo, com a entrega de mais de 500 kits de Natal contendo cestas básicas e produtos alimentícios congelados.

Em 2025, a Rumo planeja ampliar o seu envolvimento com a comunidade, com o retorno de eventos como a festa junina e a implementação de novos projetos voltados para as atividades de educação, esporte, cultura, lazer e empreendedorismo.