Virus transmitido por humanos matou os macacos no parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Uma infecção por Herpes Simplex provocou a morte de 16 macacos sagui no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

O vírus é passado do homem para o macaco por meio de alimentos contaminados ou pelo contato direto.

O Herpes Simplex apesar de quase sempre causar sintomas brandos em humanos, como aftas e, em alguns casos febre, é fatal para os macacos.

O humano pode transmitir a doença mesmo sem estar com manifestação clínica aparente.

Nos macacos o Herpes Simplex desenvolve um quadro severo inflamatório que pode afetar diversos órgãos, podendo causar lesão de pele e nas mucosas e atingir pulmão, coração, fígado e no sistema nervoso central. A principal manifestação é neurológica.

Depois que um macaco do grupo é contaminado a tendência é que ele espalhe entre os agregados e a doença, por ser fatal, pode fazer com que todos os membros de um bando morram. Com a possibilidade, inclusive, de contaminar outros grupos de primatas.

Os saguis foram enviados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Os exames foram realizados pela UFMT e pela UNB, Universidade de Brasília.

O parque Mãe Bonifácia será reaberto neste sábado. A unidade de conservação estava fechada desde o dia 30 de outubro, para varreduras sanitárias e isolamento dos saguis.

A Sema reforça a orientação de não alimentar animais nos parques estaduais por conta própria. A alimentação inadequada é prejudicial ao animal silvestre e traz riscos, tanto aos bichos quanto a população, gera um desequilíbrio na cadeia alimentar e é proibido por lei.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.