Vereadores de Cuiabá aumentam os próprios salários e dobram valor da Verba Indenizatória

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Câmara de Cuiabá aprovou o projeto de autoria da Mesa Diretora que aumenta os salários dos próprios vereadores em 26,3%.

 

Com isso, a partir de 2022, os 25 parlamentares cuiabanos, que hoje ganham 15 mil reais por mês, passam a receber 18 mil e 900.  

 

O projeto foi votado em regime de urgência, durante sessão extraordinária na tarde desta terça-feira, com 15 votos favoráveis, oito contrários e uma ausência. A lei precisa ser sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB.

Na justificativa do projeto, a Mesa Diretora alega que os parlamentares não recebem um reajuste desde 2013 e que a Constituição Federal garante o direito de que o salário seja equiparado a 75% do que ganha hoje um deputado estadual.

 

Atualmente, além dos 15 mil reais, um vereador de Cuiabá recebe ainda uma verba indenizatória de 18 mil, e mais telefone celular e carro pagos com o dinheiro do contribuinte.

“Não há nenhuma ilegalidade. A Câmara tem dotação orçamentaria suficiente. Estou om consciência tranquila”, disse o vereador Chico 2000, ao defender a aprovação do aumento.

Na semana passada, às vésperas do Natal, os vereadores cuiabanos aprovaram o aumento da Verba Indenizatória de nove mil reais para 18 mil reais.

Também em regime de urgência, os vereadores aprovaram o projeto de lei que cria a Verba Indenizatória de cinco mil reais para os chefes de gabinete da Câmara de Cuiabá.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.