Vacina de Oxford se mostra eficaz contra variante brasileira da covid

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tamara Freire - Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 23/04/2021 - 15:12

A vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz, tem se mostrado eficaz contra a variante P.1, que se espalhou rapidamente pelo Brasil depois de ter sido detectada pela primeira vez em Manaus.

A avaliação é do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, a partir de estudos que indicam a efetividade da vacina "no mundo real", após a aplicação em massa e não apenas nos voluntários dos testes clínicos. De acordo com Krieger, a própria configuração do imunizante oferece uma segurança extra, frente o surgimento dessas novas variantes.

Um estudo publicado nesta semana pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford e outras instituições, indica que os anticorpos produzidos pela imunização reconhecem mais a variante britânica (B117) e menos a cepa sul-africana (B.1.351), que acumula um número maior de mutações. Já a mutação P.1, brasileira, fica em uma posição intermediária nessa escala.

No entanto, dados de outro estudo, publicado por uma universidade americana, mostram que a resposta imune celular, provocada pela vacina de Oxford, não se altera de forma significativa diante das variantes.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.