| Usina de etanol de milho vai criar 150 empregos partir do mês que vem.mp3 |
Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A usina ALD Bio, em Nova Marilândia, entra em operação total a partir de dezembro e deve criar 150 postos de trabalho diretos e 400 indiretos.
A indústria já começa produzindo 112 milhões de litros de etanol por ano, além de 80 mil toneladas de grãos de milho seco destinados à nutrição animal, num investimento total de 160 milhões de reais.
A previsão para o primeiro ano de atividade da usina é absorver mais de 262 toneladas de milho e gerar 42 megawatts de energia.
O projeto prevê ainda a duplicação dessas capacidades na segunda etapa do empreendimento.
"Ter uma agroindústria em pleno médio-norte mato-grossense era um sonho acalentado por um grupo de produtores, e agora se torna realidade", afirmou o diretor executivo da companhia, Marco Orozimbo Rosas.
Motivados pelo associativismo, os produtores se reuniram na Cooperativa Agroindustrial Deciolândia, que agora virou realidade.
"A produção própria dos acionistas é suficiente para abastecer a planta com milho. Mas a ALD Bio terá autonomia para buscar outros fornecedores no mercado", explica Marco.
Ao final de 2020, o Brasil fechará o ano com 17 usinas de etanol de milho em operação e uma capacidade instalada de três bilhões de litros do biocombustível.