07 Unemat e IFMT promovem COP Pantanal para incluir bioma no debate climático global.mp3 |
Foto da manchete: Design Unemat
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, e o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, vão promover, entre os dias 10 e 12 de novembro, em Cáceres, a “COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima”, evento paralelo à COP30, que será aberta em 10 de novembro, em Belém, do Pará.
A iniciativa tem o objetivo de chamar atenção para a importância e as peculiaridades do bioma Pantanal em meio às urgências das mudanças climáticas.
O encontro conta com o apoio do Fórum Mato-grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, coordenado pelo Ministério Público Federal e busca criar uma plataforma de diálogo plural entre comunidades tradicionais, o setor público e privado, movimentos sociais e instituições de ensino.
Um dos temas centrais da COP Pantanal será o impacto dos agrotóxicos sobre o bioma.
Segundo o coordenador do fórum, procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins, os agrotóxicos e as mudanças climáticas formam um ciclo vicioso perigoso.
Ele destacou que o aumento da temperatura e da frequência de eventos climáticos extremos intensifica os efeitos nocivos dos agrotóxicos, enquanto o uso desses produtos agrava a perda de biodiversidade e a contaminação da fauna, da flora e das águas, comprometendo a capacidade de adaptação dos ecossistemas e da saúde humana.
Para o professor da Unemat e organizador do evento, Ernandes Sobreira, a COP Pantanal pretende reunir pesquisadores, estudantes, autoridades e comunidades locais para pensar soluções conjuntas.
A escolha das datas está alinhada à COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém.
Para mais informações sobre a COP Pantanal, acesse o site da Unemat.