| 02 Mato Grosso registrou redução expressiva na taxa de pobreza nos últimos seis anos.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Mato Grosso registrou uma redução expressiva da pobreza desde 2019.
Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves, elaborado com base nos dados da PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que cerca de 309 mil pessoas deixaram a condição de pobreza no Estado ao longo do período.
De acordo com a análise do instituto, em 2019, Mato Grosso contava com cerca de 792 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, o equivalente a 23,1% da população.
Em 2024, esse número caiu para cerca de 484 mil pessoas, com taxa de 13,3%, posicionando o Estado entre aqueles com menor proporção de pessoas pobres no país.
Na extrema pobreza, a redução também foi significativa.
Em 2019, o Estado registrava cerca de 97 mil pessoas nessa condição, o que representava 2,8% da população.
Em 2024, o total caiu para aproximadamente 59 mil pessoas, com taxa de 1,6%, índice inferior à média nacional, que é de 3,5%.
Atualmente, Mato Grosso está entre os estados com melhor desempenho social do Brasil.
A taxa de pobreza estadual está bem abaixo da média nacional, que, em 2024, foi de 23,4%, enquanto a extrema pobreza também apresenta percentual inferior ao registrado no país como um todo.