| Toma posse a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Tomou posse na noite desta quarta-feira, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá, a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, para a gestão 2020-2022.
O Instituto Histórico é a instituição mais antiga de Mato Grosso. Sua criação, em 1919, integrou as comemorações do bicentenário de fundação de Cuiabá. Foi reconhecido como de Utilidade Pública Estadual em oito de outubro de 1930, ao longo quase dez décadas, serve de referência histórica e cultural para Mato Grosso.
Os pioneiros do Instituto Histórico e Geográfico mato-grossense surgiram entre as figuras importantes da elite intelectual cuiabana, que aderiram à causa de imediato, e estruturando a nova instituição.
A ideia de constituir um Instituto Histórico pensando em Mato Grosso nasceu da iniciativa de 12 intelectuais com forte representação no cenário cultural e científico do Centro-Oeste, liderados pelo Presidente do Estado de Mato Grosso e Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Francisco de Aquino Corrêa.
A missão prioritária do Instituto Histórico é coletar, arquivar, preservar e divulgar documentos de interesse para a História, Geografia e Cultura de Mato Grosso.
A instituição tem oferecido expressiva contribuição, seja por ter acumulado, ao longo destes anos, um acervo bibliográfico e documental de extrema relevância, ou por terem seus associados pesquisado e publicado textos e obras referentes a Mato Grosso.
Tomou posse como presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, a jornalista Neila Maria de Souza Barreto, tendo como vice-presidente o deputado estadual Allan Kardec Benitez. Já a primeira secretaria será conduzida por Fernando Tadeu de Miranda Borges.