Teis pede aposentadoria no Tribunal de Contas e Botelho é o mais cotado para assumir a vaga

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 
Depois de mais de três anos afastado do TCE, Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Waldir Teis, protocolou pedido de aposentadoria, desistindo de vez, de tentar reassumir sua cadeira na Corte de Contas.

 

O pedido foi oficializado na presidência, ou seja, no gabinete do conselheiro Guilherme Maluf que comanda o TCE desde dezembro de 2019.

 

Na sequência, o processo foi encaminhado à Procuradoria do Tribunal para emitir um parecer sobre o pedido, uma vez que o conselheiro é investigado no Superior Tribunal de Justiça acusado de obstrução de Justiça e no STF, Supremo Tribunal Federal.

 

Waldir Teis e outros quatro conselheiros estão afastados do TCE desde 14 de setembro de 2017 por determinação do ministro do STF, Luiz Fux, quando foi deflagrada a 14ª fase da Operação Ararath pela Polícia Federal, que foi batizada de Malebolge.

 

Valter Albano, Antônio Joaquim, José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo e Waldir Teis, são acusados de terem recebido 53 milhões de reais em propina paga pelo ex-governador Silval Barbosa para aprovar suas contas e facilitar o andamento de obras de infraestrutura do programa Mato Grosso 100% Integrado e as obras da Copa.  

 

O nome mais cotado é do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, do DEM. Ele tem apoio da maioria dos colegas parlamentares e também do governador Mauro Mendes para ocupar o cargo.

Caso Botelho vá para o Tribunal de Contas, quem assume o comando da Assembleia Legislativa é a deputada Janaína Riva, que é a primeira-vice-presidente da Casa de Leis.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.