Taxa de mortalidade por covid-19 em MT é a quarta maior do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral, do PT, lamentou as cinco mil mortes causadas pelo novo coronavírus registradas em Mato Grosso.

 

Segundo o parlamentar, proporcionalmente, o número de óbitos é 40% maior que o do restante do país, e a realidade é “produto de decisões governamentais e de escolhas políticas determinadas por interesses econômicos.


Na tarde desta terça-feira, o ‘Painel Covid’, da Secretaria de Estado de Saúde registrava cinco mil e 19 mortes pela doença em Mato Grosso.

 

“Cada um de nós, convivemos com a dor pela perda de alguém para essa doença. Todos nós perdemos pessoas conhecidas, amigos ou alguém da nossa família. A pandemia em Mato Grosso foi mais dolorosa que na maioria dos estados brasileiros e o fato de termos uma população pequena dificulta enxergarmos com clareza a gravidade do que enfrentamos até aqui”, destacou o petista.

“A taxa de mortalidade por covid-19 na população mato-grossense, de 141,6 mortes por 100 mil habitantes, é a 4ª maior entre os estados brasileiros, inferior apenas aos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e ao Distrito Federal.

 

O número de mortes em Mato Grosso foi, proporcionalmente, quase 40% superior ao número de mortes em todo o Brasil.

 

“Isso significa dizer que se o Brasil apresentasse a taxa de mortalidade registrada em Mato Grosso, alcançaríamos hoje a marca de 300 mil vidas perdidas para a covid-19 no país”, explicou o parlamentar.

Lúdio lamentou ainda o que chamou de discurso negacionista, de que Mato Grosso não seria muito atingido pela doença por ter uma população pequena e clima quente. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.