Servidores e deputados pressionam, governador recua e Assembleia Legislativa aprova RGA de 5,40%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ângelo Varela/Gilberto Leite-Secom ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Depois de muita pressão e tensão, a Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, o reajuste de 5,40% da RGA, Revisão Geral Anual, para os servidores públicos estaduais.

 

Inicialmente, o governador Mauro Mendes tinha encaminhado um índice de aumento de 4,26%.

 

Mas depois de muita crítica, pressão dos servidores e dos deputados estaduais, o governador recuou, e mesmo contrariado, aceitou um acréscimo de 1,14 ponto percentual na proposta original, elevando o índice para 5,40%.

O reajuste alcança servidores dos três Poderes e demais órgãos, incluindo Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maxi Russi, comemorou, o que ele considerou, uma vitória histórica ao confirmar que os servidores públicos estaduais terão, pela primeira vez em sete anos, uma reposição salarial acima da inflação.

Max ressaltou que o índice final fechado em 5,40% só foi possível após uma intensa batalha política nos bastidores, que colocou deputados, sindicatos e o próprio governo frente a frente em uma negociação marcada por muita tensão.

Por outro lado, os servidores manifestaram sentimento de reconhecimento, mas também de insatisfação.

Segundo a presidente da Federação dos Servidores Públicos de Mato Grosso, Carmem Machado, afirmou que embora não seja o ideal, representa um avanço arrancado na base de pressão.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina