Taxa de incidência do coronavírus aumentou quase 800% entre os adolescentes em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Levantamento divulgado no informe epidemiológico 36, referente a semana epidemiológica 49, entre 29 de novembro e cinco de dezembro de 2020, aponta que a taxa de incidência do novo coronavírus aumentou em todas as faixas etárias nos últimos seis meses, mas o crescimento foi mais significativo entre as crianças e adolescentes.

 

Nestes grupos, foi registrado um crescimento de 550 e 794%, respectivamente, enquanto entre os idosos a taxa aumentou 348%. A análise refere-se ao período desde o informe epidemiológico 16, em 18 de julho.

 

 Semanalmente a Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade.

Além destas informações sobre a taxa de incidência, o informe também mostra que, até o dia 5 de dezembro de 2020, último sábado, Cuiabá registrou 36 mil 177 casos de Covid-19 entre seus moradores, sendo 93,4% recuperados e mil e 92 pessoas morreram vítimas da covid-19.


O levantamento mostra que 75% das pessoas que morreram por Covid-19 em Cuiabá tinham alguma comorbidade, destacando-se hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

 

Percebe-se que o risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos.

Há, ainda, uma tendência crescente do risco de morte com aumento da idade, e um risco cerca de duas vezes maior para o sexo masculino comparado ao feminino.

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.