Sociedade Brasileira de Ortopedia alerta para o perigo de quedas entre idosos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Segundo o Ministério da Saúde, a queda é um evento muito comum e devastador em idosos.

Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar alguma doença.

Estima-se que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos é vítima de queda e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda tenham uma fratura ou necessitem de internação.

Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. 

O alerta é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, com objetivo de orientar e alertar a população sobre os riscos de quedas e as consequências para as pessoas idosas.

Sabemos que com alguns cuidados em casa é possível prevenir e reduzir consideravelmente o número de quedas em idosos”, explica o dirigente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sandro Reginaldo.

Conforme o presidente regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Mato Grosso, Renam Bumlai, o processo de envelhecimento é um importante fator de risco como possível causador de quedas.

"Com a idade, todo aparelho locomotor é atingido, além de déficit visual e auditivo, alteração da marcha, equilíbrio, déficit cognitivo. O uso de medicamentos e as doenças degenerativas das articulações também precisam ser consideradas como possíveis causadores de quedas em pacientes idosos", destacou Bumlai.

Além dos problemas médicos, as quedas representam custo social, econômico e psicológico enorme para as pessoas idosas e as famílias. Com alguns cuidados, é possível evitar as quedas, proporcionando mais qualidade de vida seguindo cuidados simples.

Ainda segundo o ortopedista, adotar atitudes como evitar tapetes soltos, utilizar corrimões nas escadas e corredores, usar sapatos fechados e com solados de borracha, colocar tapetes antiderrapantes nos banheiros, evitar móveis e objetos espalhados pela casa e esperar que o ônibus pare completamente para subir ou descer, podem evitar acidentes com os idosos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.