| 06 Alisson Carvalho toma posse como conselheiro e defende atuação humanizada no TCE MT.mp3 |
Foto da manchete: Diego Castro/MPC-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
Aprovado por unanimidade pelos 23 deputados estaduais presentes em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira.
Ele assume a vaga aberta com a aposentadoria precoce do conselheiro Valter Albano, após 24 anos de atuação no órgão.
Depois da indicação pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, Alisson passou por sabatina na Assembleia Legislativa.
Durante a votação, os parlamentares destacaram a trajetória, a capacidade técnica e o perfil institucional de Alisson.
O presidente do legislativo, deputado Max Russi, ressaltou que o reconhecimento unânime e a celeridade do processo de escolha refletem o prestígio do indicado.
Na ocasião, Alisson Carvalho de Alencar afirmou que buscou a vaga de conselheiro por reconhecer o TCE de Mato Grosso como o Tribunal de Contas que mais se aproxima da sociedade brasileira e que atua para fortalecer a administração pública.
Ele agradeceu a indicação dos conselheiros e a mobilização da Assembleia Legislativa para a avaliação de seu nome, destacando a responsabilidade de suceder o conselheiro Valter Albano, a quem reconheceu como referência técnica e institucional.
Alisson reforçou que assume o cargo com “extrema responsabilidade” e defendeu uma atuação do TCE cada vez mais técnica, humana e preventiva.
Para ele, o acerto do Tribunal passa pelo esclarecimento, pela orientação e pela prevenção, e não apenas pelo julgamento posterior.
Natural de Teresina, no Piauí, Alisson Carvalho de Alencar é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, com pós-graduação em Direito Público e Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí. É mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Alisson Carvalho ingressou no Ministério Público de Contas de Mato Grosso em 2009, onde exerceu, em diferentes períodos, os cargos de procurador-geral substituto e procurador-geral de Contas.