Campo Novo do Parecis é aprovado como Capital do Etnoturismo de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio  

O deputado estadual Chico Guarnieri, do PRD, comemorou a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei que reconhece Campo Novo do Parecis como a “Capital do Etnoturismo do Estado de Mato Grosso”.

A proposta consolida o município como referência estadual e nacional no turismo de base cultural indígena, fortalecendo a economia local, valorizando os povos originários e projetando o nome de Campo Novo do Parecis e de Mato Grosso para todo o país.

Com a aprovação definitiva pela Assembleia Legislativa, na sessão realizada na última segunda-feira, o projeto segue para sanção do governador Mauro Mendes.

Campo Novo do Parecis abriga mais de 10 aldeias indígenas, sendo a maioria delas localizadas às margens de rios de águas cristalinas, além de cachoeiras, balneários e sítios históricos que compõem um dos maiores potenciais de etnoturismo do Brasil.

Para o deputado Chico Guarnieri, o reconhecimento oficial cria um ambiente mais favorável para investimentos, organização do setor e ampliação da divulgação turística do município.

Também presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico Guarnieri ressaltou que o título fortalece políticas públicas voltadas ao turismo sustentável e à geração de renda para as comunidades indígenas.