ALERTA. Mapa e Indea confirmam caso de gripe aviária em fazenda de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

 

O Ministério da Agricultura de Pecuária confirmou, nesta terça-feira, a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Cuiabá.

A confirmação do caso de gripe aviária foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas, São Paulo, referência para análise laboratorial das amostras colhidas de aves doentes.

Por sua vez, o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, confirmou que tomou todas as medidas sanitárias previstas nos protocolos oficiais e já estão sendo adotadas para evitar a propagação do vírus. 

O Indea explicou que o foco da doença está fora das áreas de produção avícola industrial e não afeta as atividades comerciais, não havendo impacto sobre a cadeia produtiva do setor. 

A atuação imediata inclui ações de vigilância, controle sanitário e monitoramento na área afetada.

Diante da confirmação do caso, o Governo de Mato Grosso deve publicar um decreto de estado de emergência zoossanitária, com validade de 90 dias.

A medida pretende agilizar o acesso a recursos e permitir a execução rápida de ações emergenciais para conter a circulação do vírus na Baixada Cuiabana. 

As atividades de contenção em Cuiabá contam com a participação direta de 30 servidores do Indea, que ficam 24 horas na propriedade, servidores do Ministério da Agricultura, que vão acompanhar as execuções das ações, e policiais militares, que dão apoio no controle da circulação de pessoal e equipamentos no local.

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e que os alimentos podem ser consumidos com segurança, e reforça que a presença do vírus na propriedade rural não afeta a atividade avícola de Mato Grosso.