Sistema Famato implanta projeto que vai melhorar a precisão na previsão do clima.mp3 |
Foto da Manchete: (Arquivo Amaggi) - Reprodução da Internet: Site da Famato - https://sistemafamato.org.br/
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O comitê da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica foi oficialmente criado esta semana, com o objetivo de buscar soluções para um dos principais desafios dos produtores rurais de Mato Grosso: a falta de precisão na previsão climática.
A rede é uma iniciativa do Instituto AgriHub, ligado ao Sistema Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso.
“O Instituto AgriHub deu um importante passo na organização da cadeia que possibilitará construir soluções aos desafios do produtor, em especial para a melhorar a previsão climática”, explicou o diretor executivo do Instituto AgriHub, Otávio Caledônio.
Otávio Caledônio disse que o projeto pode possibilitar aos produtores programar as atividades do dia a dia como as pulverizações e a colheita, assim como na estimativa do volume de chuva acumulado por hectare, com mais precisão do que os métodos tradicionais.
“A primeira coisa que o agricultor quer saber é se choveu e o quanto choveu”, destacou Caledônio.
Dentre os trabalhos está o projeto piloto do Rede de Inovação e Investigação Meteorológica, financiado pelo Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente que entra em fase de implantação no mês que vem, onde serão implementados modelos de serviços e tecnologias para previsão climática.
O investimento financeiro inicial no projeto será de dois milhões de reais.