| Sintep critica projeto que acaba com as eleições diretas para diretores de escolas.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O diretor do Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Henrique Lopes, repudiou a decisão tomada pelo governador Mauro Mendes de acabar com as eleições diretas para a escolha de diretor das escolas públicas estaduais.
Segundo o sindicalista, a decisão do governo é “esdrúxula, truculenta e autoritária”, e tem como objetivo implantar um projeto de poder no estado, transformando os cargos nas unidades escolares em indicações políticas, dando fim às gestões democráticas.
De acordo com Lopes, a população e a comunidade escolar precisam resistir, pois a democracia na escolha da gestão é um dos princípios básicos da Educação.
Segundo o diretor do Sintep as instituições que defendem a democracia e a educação pública como o Ministério Público, o Conselho Estadual de Educação, o Fórum Estadual de Educação, os Movimentos Estudantis, as Entidades Representativas de Classes e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa devem atuar para reverter esse absurdo.
“É inadmissível essas manobras que demonstram claramente a ausência de compromisso daqueles que querem atrelar as unidades escolares a seus projetos políticos de poder”, finalizou Henrique Lopes.