| Sintep ameaça entrar em greve se Governo do Estado insistir com aulas presenciais.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Uma assembleia geral realizada pelo Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, no início desta semana, no estacionamento da Assembleia Legislativa, reafirmou a defesa da vida e deliberou pela permanência do estado de greve.
A decisão só será transformada em greve geral, se houver tentativa do Governo do Estado de voltar com as aulas presenciais, antes da vacinação contra a Covid-19.
Nesse contexto inclui-se a proposta de aulas híbridas. Com trabalho remoto e atendimento presencial de estudantes no chamado plantão de dúvidas.
Segundo o presidente do Sintep, Valdeir Pereira, a volta às aulas na rede pública só é segura após a imunização de todos os professores e estudantes.
“Não tem como você pensar em retorno com apenas uma parcela ou apenas os professores imunizados”, afirmou Pereira.
De acordo com o líder sindical, até 30 de janeiro, pelo menos 30 profissionais da educação morreram por causa do novo coronavírus.
No entendimento do presidente do Sintep, a volta às aulas provocaria um aumento no número de infectados e, como consequência, mais mortes por causa da doença.
Por isso, o sindicato não descarta a possibilidade de greve caso Governo do Estado determine que os estudantes retornem para as salas de aula de forma presencial ou híbrida.
O estado tem mais de 700 escolas estaduais, com 380 mil alunos e 40 mil profissionais da Educação.