Servidores grevistas da educação vão “invadir” a Assembleia Legislativa nesta terça-feira.mp3 |
Os profissionais da educação que estão em greve desde o dia 27 de maio, vão ocupar o prédio da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, em protesto contra a falta de diálogo com o Governo do Estado.
Um grupo de deputados, vinculados aos servidores públicos, vai receber os líderes do movimento grevista para conversar e tentar encontrar uma saída que coloque fim a greve da categoria, que já dura mais de 50 dias.
Segundo o deputado estadual João Batista, do Pros, os professores serão recebidos na Assembleia e vão ter apoio de vários deputados, que inclusive já começaram a obstruir pautas, para que o problema da greve seja resolvido.
“Eu vim do movimento sindical e entendo bem esta luta. Vamos manter a pauta obstruída até que esta greve termine”, disse o deputado, que já foi presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado.
De acordo com o Sintep, mais de 15 mil profissionais da educação ficaram sem receber salários este mês, por causa do corte de ponto.
O Sintep informou ainda que, por causa do ponto cortado, os servidores da educação não estão conseguindo acesso ao crédito consignado.
Por outro lado, o Governo do Estado negou qualquer ação para dificultar o acesso dos servidores grevistas ao crédito consignado.
Os servidores da educação reivindicam o cumprimento da lei de 2013, que dobra o poder de compra dos salários da categoria e que dá direito a 7,69% a mais na remuneração durante 10 anos, o pagamento da RGA, Revisão Geral Anual, além da reposição dos valores descontados dos salários com o corte do ponto.