| Servidor do Estado que doar medula óssea vai poder tirar licença de três dias.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Um projeto de lei do deputado estadual, Doutor Gimenez, autoriza o Governo de Mato Grosso a criar uma licença para doadores do serviço público estadual.
De acordo com o deputado, essa licença será constituída de três dias de abono a ser concedida a servidores públicos estaduais que doarem o tecido. O objetivo é incentivar o aumento no número de doadores e também a sua frequência na doação.
Segundo Gimenez, é preciso estimular ao máximo a realização de doações de medula óssea, facilitando aos doadores a realização deste ato, que tem por objetivo dar uma expectativa de vida a quem dele necessita.
Para o parlamentar, é um ato de humanidade e de solidariedade por parte dos servidores em benefício da vida.
A licença será concedida no dia da doação e nos dias subsequentes da recuperação do servidor, e não vai poder ser transferida.
Também não vão poder ser concedidas mais de uma licença para doação de medula óssea por ano. Mas caberá ao poder público estadual a implementação da proposta.
A medula óssea é um tecido gelatinoso que fica no interior dos ossos e é responsável por fabricar células sanguíneas, sendo o transplante uma opção de tratamento recomendada em alguns casos de doenças que afetam essas células, como leucemias e linfomas.
O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais desse tecido, para que se possa reconstituir uma medula nova e saudável.