| Senar-MT investe na qualificação de profissionais para a classificação de produtos de origem vegetal.mp3 |
Vinícius Antônio
Ao final da safra, entre a colheita e entrega de grãos, produtores rurais enfrentam um dos maiores gargalos na produção agrícola: a classificação dos produtos de origem vegetal.
A etapa é crucial para a comercialização dos produtos e interfere na receita bruta do produtor.
Para promover capacitação para os classificadores, o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, em parceria com os Sindicatos Rurais realizou cerca de 10 treinamentos neste mês de agosto.
Dados do IMEA, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, indicam que dentre os principais motivos para a tamanha importância da classificação é o déficit de armazenagem do Estado.
Segundo metodologia preconizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a disponibilidade ideal de armazéns é 120% da produção anual de grãos. Mato Grosso possui um déficit de 64%.
Canarana é um dos municípios em que somente a minoria dos produtores possui armazém próprio. Segundo o presidente do sindicato rural local, Rodrigo Piccinini, a classificação é o coração da produção agrícola e é necessária ser feita com zelo.
"Não adianta investir na lavoura e perder na classificação. É primordial que seja feita com ética e comprometimento senão causa muitos danos", reforçou Piccinini.
Segundo o presidente, além dos benefícios ao proprietário rural, os cursos também trazem vantagens à comunidade. "A capacitação dá emprego aos moradores e abre as portas para eles começarem uma trajetória trabalhando dentro do agro".