Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Senadores brasileiros resolveram articular uma viagem à China para negociar mais vacinas contra à covid -19. A sugestão foi apresentada hoje em uma reunião da Comissão que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia no Senado.

A ideia partiu da senadora Katia Abreu (MDB-TO), que é também a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. A parlamentar sugeriu formar uma comitiva para uma viagem com o intuito de  negociar a venda de novo imunizante produzido pela estatal chinesa Sinopharm.

Ainda de  acordo com Kátia Abreu, a produção das vacinas Coronavac e AstraZeneca depende da importação do ingrediente farmacêutico ativo, o IFA,  produzido por empresas privadas na China.  A senadora acredita que a Sinopharm por ser um laboratório público poderá facilitar o envio de IFA para a produção de novos imunizantes aqui no Brasil.

A vacina do laboratório chinês Sinopharm foi aprovada para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde contra o coronavírus. Dessa forma, o imunizante contra a COVID-19 poderá ser incorporada ao consórcio internacional Covax Facility do qual  o Brasil faz parte.

Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.