Secretaria de Saúde de Mato Grosso alerta para o aumento dos casos de sarampo e lembra que é importante vacinar contra a doença.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Doença considerada extinta no Brasil, o sarampo já teve 907 casos confirmados e dois mil 740 casos suspeitos em todo o país.
O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde emitiram um alerta para conscientizar a sociedade sobre a importância da vacina, única forma de prevenção da doença.
Em Mato Grosso, os últimos registros de casos de sarampo confirmados foram em 1998 e 1999.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, ocorreram casos suspeitos, investigados e descartados por critério laboratorial em 2018 e 2019.
Com o retorno da doença, a entrada de estrangeiros e a constante circulação de viajantes pelo país, as autoridades da Saúde estão preocupadas, especialmente, devido à baixa cobertura vacinal em todo o território brasileiro; visto que as pessoas estão deixando de se prevenir de doenças e estão sujeitas ao contágio e a disseminação.
“Alertamos aos turistas, estudantes, migrantes que, quando há intensificação de viagens internacionais e mesmo nacionais para as localidades com surtos, há também maior risco de exposição.
Logo, recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente com 15 dias de antecedência.
Consonante a isso, é importante reforçar a vacinação de profissionais que atuam no setor de turismo, como motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outros que tenham contato com viajantes, caminhoneiros e imigrantes; ressaltando também os profissionais de saúde.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir para complicações graves e até a morte.
Para mais informações, sobre a prevenção do sarampo ligue (65) 3661-5356 ou 0800 647 1201.