| Russi quer agentes comunitários e de endemias priorizados na vacinação contra a covid-19.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, do PSB, encaminhou documento ao Governo do Estado e fez apelo aos prefeitos, para que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus.
O parlamentar lembrou que esses profissionais de saúde estão diretamente ligados aos pacientes infectados pelo vírus ou com suspeitas. Os agentes correm o mesmo risco, já que atendem a população em suas casas, explicou o deputado.
“Os agentes não estão na lista prioritária de vacinação. Eles estão lá na ponta, em contato direto com a população e com o vírus. Por isso cobramos das autoridades que atenda essa classe”, disse Russi.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate às Endemias, Wilson Cutas, os agentes de endemia estão diretamente ligados às comunidades, já que os profissionais são responsáveis pelo levantamento, monitoramento e dependendo do município, até mesmo o acompanhamento dos casos de pacientes contaminados com o vírus, mas em isolamento domiciliar.
“Existem cidades que não possuem estrutura suficiente para acompanhar os casos de pacientes que são tratados em casa. É aí que entra o trabalho do agente de endemias”, ressaltou Cutas.
Conforme o Ministério da Saúde, nessa primeira fase serão vacinados prioritariamente, pessoas idosas internadas em asilos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência que vivem em abrigos, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.