Região Metropolitana: Plano para integrar ônibus comuns ao BRT será apresentado pelo governo às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Será apresentado nesta sexta-feira o plano funcional da rede integrada do transporte coletivo para a implantação do BRT, Ônibus de Trânsito Rápido, movido a eletricidade.

O convite já foi enviado para os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Kalil Baracat, para indicação dos técnicos e participação na reunião.

Nela será apresentado o primeiro esboço do plano funcional para adequação das linhas do transporte coletivo decorrentes da estruturação do BRT, com a definição de quais linhas do transporte coletivo vão ser mantidas, quais deverão ser extintas e quais serão aquelas que irão utilizar o corredor exclusivo do BRT, por exemplo.

Isso porque, de acordo com o governo estadual, com o BRT, será possível que o ônibus de transporte coletivo circule no mesmo corredor do modal.

Desse modo, os ônibus poderão sair de um bairro, entrar no corredor exclusivo e, sem qualquer integração, seguir para outro bairro distante do corredor estrutural.

Tudo isso sem afetar o trajeto fixo que o BRT vai fazer.

A previsão é de que o plano seja finalizado em até 60 dias e será a partir deste documento que vão ser iniciados os processos legais de elaboração de projeto executivo e licitação para a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT.

As obras devem durar até dois anos, sendo que o BRT é considerado, segundo o governo, o modal que apresenta o menor custo e tempo de implantação, além de menor impacto no trânsito e menor tarifa, na faixa de três reais e quatro centavos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.