| Rally Ecológico teve velocidade, solidariedade plantio de mudas de árvores e doação de livros.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A 12ª edição do Rally Ecológico superou todas as dificuldades e foi um sucesso. A prova marcou o retorno das competições automobilísticas em Mato Grosso.
O Parque Tia Nair, em Cuiabá, recebeu no último sábado, 103 veículos divididos nas categorias motos e carros. O destino foi a Marina do Altayr, no Lago de Manso, em Chapada dos Guimarães.
O Rally Ecológico é um evento de cunho socioambiental, com plantio de mudas de árvores e doação de livros.
“Neste ano, tivemos uma ação de última hora, onde arrecadamos ração para gatos e cachorros, que serão entregues para as ‘protetoras’ de animais abandonados. Recebemos mais de 200 quilos de ração”, explicou o diretor geral da competição Luiz Galvan.
Inicialmente, estava programado o plantio de 300 mudas de ipês e pequizeiro, que foram plantadas pelos competidores durante a prova, no entorno da rodovia MT 251 – no entroncamento com a MT 010, até a Fundação Bradesco. Porém, foram distribuídas ainda mais mil mudas.
Mas não ficou por aí: de setembro até os dias que antecederam o rali, foram distribuídas mais de 20 mil mudas, em parceria com o Juvam, Juizado Volante Ambiental do Mato Grosso.
O Rally Ecológico é um dos eventos mais tradicionais de Mato Grosso e, para 2020 o diretor técnico, Haroldo Pires, preparou um percurso de 200 quilômetros que chamou a atenção pelas belezas naturais, com destaque para o formato das rochas gigantes.
Entre o Parque Tia Nair e a Marina do Altayr, os participantes passaram pela Comunidade Machado, Distrito de Aguaçu, Comunidade Carumbé, Distrito de Água Fria, Chapada dos Guimarães, Fazenda Nova e região do Lago de Manso.
Ao final do 12º Rally Ecológico, o diretor Luiz Galvan já anunciou que para 2021, a competição será em novembro.