| Projeto social da Aprosoja Mato Grosso beneficiou mais de 20 mil pessoas em todo Estado.mp3 |
Jurandir Antonio
O Programa Agrosolidário da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, aumentou, em 2019, aproximadamente 83% a quantidade de pessoas atendidas em comparação a 2018.
Só neste ano, foram mais de 22 mil atendimentos, em 89 instituições localizadas em 36 municípios.
O programa de responsabilidade social dos cerca de seis mil produtores de soja e milho, associados a Aprosoja Mato Grosso, atua em três frentes: distribuição de bebida de soja em seus mais variados sabores, palestras com orientação nutricional para mães de baixa renda e ajuda financeira para incentivo ao esporte, cultura, cidadania e manutenção de entidades não governamentais.
A gerente administrativa da Aprosoja, Gisele Lima, explica que a iniciativa vai muito além dos números.
“Eu costumo dizer que o Agrosolidário é mais que um programa de responsabilidade social dos produtores rurais. Esse programa é um ato de amor, doação, carinho e solidariedade”, destacou a gerente.
Por meio do Agrosolidário, os quase seis mil associados da Aprosoja Mato Grosso conseguem chegar aos quatro cantos do Estado colaborando com creches, Apaes, lares de idosos, centros de reabilitação, igrejas, escolas, hospitais, projetos esportivos, culturais, ente outros.
“São parcerias que mudam muitas vidas. E os recursos investidos em projetos sociais são importantes porque aumentam possibilidades para crianças carentes, de praticarem um esporte, aprenderem um instrumento e ficarem fora da rua. É uma oportunidade de vida, e eu falo tanto de saúde quanto de oportunidade social”, enfatizou Gisele.
Já diretor administrativo da Aprosoja, Lucas Costa Beber, destacou os principais avanços da ação que, no início de 2018, atendia 72 instituições e hoje trabalha com 89 instituições.
“São 16 mil atendimentos diretos e outros seis mil 450 indiretos com a realização de eventos. Portanto, a Aprosoja tem dedicado grande parte de seus esforços e seus recursos ajudando a sociedade e promovendo trabalhos sociais”, destaca o dirigente da entidade.
Entre os 36 municípios atendidos pelo programa em 2019 estão Cuiabá, Várzea Grande, Alto Garças, Campo Novo do Parecis, Canarana, Confresa, Ribeirão Cascalheira e Vila Rica.