Projeto Político Pedagógico de escola insere cultura afro-brasileira para alunos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News - Guilherme Alves

Em Várzea Grande, a Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda realizou um intercambio com a Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda com o intuito de enriquecer o conhecimento que perpetua em Mato Grosso, através do projeto chamado “Somos protagonistas: a representatividade afro-brasileira e indígena”.

Na visita, os alunos conheceram plantios de frutas e legumes na Comunidade da Mutuca, em Mata Cavalo e gravaram entrevistas com moradores. Para Letícia Galvão da Costa, do 2º ano, a visita foi importante pois descobriu um pouco mais sobre a história de seus antepassados.

O professor de português Jonas de Souza disse que o pai era do Quilombo dos Palmares, que se estendia de Alagoas até Pernambuco, contando aos alunos que a linguagem quilombola não se manifesta somente na língua, mas também na dança que é bastante importante.

Segundo o diretor da escola, “O projeto é em cumprimento à Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira”. Disse  também que pode-se ver na prática que os quilombos são símbolos de resistência, trabalhando a identidade da população afro-descendente.

Voz: Guilherme Alves

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.