| Projeto desenvolvido no Senai de Mato Grosso está entre os dez melhores do país.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O projeto Suits - Agroindústria Piscicultura, destinado à automatização do processo de alimentação de peixes, desenvolvido por estudantes e instrutores do curso de Eletricista de Distribuição de Energia Elétrica do Senai Distrito Industrial, de Cuiabá, está entre as 10 melhores iniciativas da 18ª edição da Febrace – 2020, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, pela organização do evento, que recebeu quatro mil 253 inscritos, destes, apenas 346 projetos passaram para fase final. Os top 10 foram escolhidas por voto popular.
Esta é a primeira vez que uma unidade do Senai de Mato Grosso participa da feira, um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica, que atrai milhares de estudantes de todo o país.
Além disso, o projeto foi o único representante de Mato Grosso na categoria Engenharia.
Criado pelo estudante Gersione Batista de Melo Filho, 19 anos, durante o Grand Prix Senai de Inovação, em 2019, o projeto visa a otimização dos processos para evitar esforços físicos e repetitivos dos colaboradores, melhorando assim as etapas de alimentação e manutenção no setor da agroindústria e, de forma automatizada, evitar perdas de ração.
“Atualmente, a alimentação dos peixes é completamente manual, causando danos para a saúde dos trabalhadores e também desperdício dos grãos ou falta de controle sobre as quantidades de alimentos em cada tanque”, explicou o jovem.
Para Gersione o resultado é motivo de orgulho e consolidada o trabalho de pesquisa da equipe.
“A Febrace é uma grande oportunidade, pela qual nós, estudantes, promovemos nossas ideias inovadoras, que visam solucionar algum problema percebido na sua comunidade”, destaca o estudante premiado.