| Primeira fase do projeto “Araguaia Cidadão” termina com mais de 36 mil atendimentos.mp3 |
A primeira fase do projeto de inclusão social do Poder Judiciário “Araguaia Cidadão” realizou mais de 36 mil atendimentos em uma semana de expedição e mil e 500 quilômetros percorridos.
Além disso, foram distribuídas quase cinco toneladas de roupas a pessoas carentes e ainda a uma tonelada de lixo recolhido das margens do Rio Araguaia, em Pontal do Araguaia.
Um dos beneficiados pelo projeto foi o trabalhador rural Isaias Anselmo Dantas, de 66, conhecido por ‘baiano’, que mora em Pontal do Araguaia. Depois de mais de seis décadas de vida, só agora ele conseguiu tirar o seu primeiro documento pessoal, o RG, Registo Geral.
Outros 457 RGs, 1ª e 2ª vias, foram expedidos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica, Politec, durante o “Araguaia Cidadão”.
Também foram doados três mil pares de sapatos fornecidos pelo Fórum de Alto Araguaia, 298 óculos entregues pela Justiça Comunitária, e quase dois mil livros distribuídos por meio do projeto Inclusão Literária.
Na primeira fase, a caravana do “Araguaia Cidadão” passou pelos municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu, e Pontal do Araguaia.
Para o coordenador da expedição, juiz José Antônio Bezerra Filho, os resultados alcançados são satisfatórios e coloca uma grande expectativa para a próxima etapa do projeto.
A segunda fase do “Araguaia Cidadão” acontece na primeira quinzena de novembro, quando serão colocados a disposição da população serviços de saúde, cidadania, consciência ambiental e acesso à Justiça, nos municípios de Santa Terezinha, Luciara, São Felix do Araguaia, Novo Santo Antonio e Cocalinho.