Preço da mandioca registra alta de mais de mais de 230% nos últimos meses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A mandioca, tradicionalmente cultivada na agricultura familiar, está em falta em Mato Grosso.

A seca prolongada, a incidência de pragas e a pandemia provocaram a queda na produção da mandioca no Estado, e consequentemente causaram a elevação do preço do produto em 238% em apenas cinco meses.

Em maio a saca de 50 quilos de mandioca era vendida a 42 reais. Nesta semana, essa mesma quantidade está sendo comercializada a 140 reais.

A explosão nos preços da mandioca foi registrada pela cotação de preços da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, realizada na Central de Abastecimento de Cuiabá, que fornece para o comércio atacadista e varejista de hortifrutigranjeiros da capital e região.

Com a falta da mandioca para abastecer o mercado interno, o comércio está tendo de importar de outros estados.

“A grande maioria da mandioca que hoje é consumida em Mato Grosso tem vindo do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás”, comenta a técnica de Desenvolvimento Econômico Social da Secretaria de Agricultura Familiar, Doraci Siqueira.

Ainda segundo Doraci, outros fatores têm causado a escassez da mandioca em Mato Grosso, como a redução da área plantada e também da produção.

 “Além disso, para arrancar a mandioca do chão é preciso muita força, e a grande maioria dos produtores familiares não têm condições de adquirir maquinários para isso e estão acima dos 50 anos, tornando a colheita um serviço muito pesado, por ser algo que exige força”, explica a técnica.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.