População de rua cresce 12% em Mato Grosso. Cuiabá concentra a maior número

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O número de pessoas vivendo em situação de rua em Mato Grosso aumentou 12% em 2025, saindo de três mil 603 em 2024 para quatro mil e 68, segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua e do CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais.

As pessoas em situação de rua representam cerca de 0,11% da população de Mato Grosso que é calculada em mais de três milhões de pessoas, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Cuiabá concentrava a maior parte com mil 758 pessoas nessa situação em dezembro de 2025.

Segundo os dados, até o mês passado, essa população era formada, em sua maioria, 94% das pessoas viviam sozinhas nas ruas do estado e apenas 6% estavam acompanhadas de parentes.

Os dados também revelaram que a maior parte dessas pessoas está há pouco tempo nessa condição.

Pouco mais de mil e 500 pessoas estavam morando há cerca de seis meses na rua.

Entre os principais motivos que levaram à situação de rua estão o alcoolismo e uso de drogas, com mil 359 registros, por desemprego, são mil 333, problemas familiares, são mil 274, e perda da moradia, são 751.

O distanciamento social também aparece como marca desse grupo, tendo mil 517 pessoas que afirmaram nunca manter contato com parentes que vivem fora da rua, enquanto 939 relataram contato quase inexistente.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina