Moradores de 108 cidades já podem agendar a instalação gratuita de parabólicas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Reportagem, Janaína Michalskì

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

LOC: Já podem solicitar a instalação gratuita de uma antena parabólica digital moradores de 108 cidades, localizadas nos estados da Bahia, Goiás, Rondônia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O benefício é garantido às famílias inscritas CadÚnico, via programa Brasil Antenado – iniciativa da Anatel, junto com o Ministério das Comunicações –, que busca promover a inclusão social ao levar a TV aberta para localidades com baixo ou nenhum sinal de TV.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, explica que a política pública dá acesso à TV digital, com mais de 100 canais de cultura, entretenimento e informação.

 “Hoje, o Brasil passa por grande transformação, o setor de radiodifusão passa por grande transformação e essa é mais uma contribuição que o governo federal está dando para essa população que ainda não tem acesso à TV, por incrível que pareça; e aí a gente entende que isso é importante política pública que o Ministério de Comunicações está cumprindo esse papel com essa distribuição desses kits. Essas famílias precisam estar inseridas no CadÚnico para que possam ter acesso a essa distribuição e que precisa ser conectada, precisa estar interligada com a Central de Atendimento para que possa disparar o início da entrega desse kit de antena.”

LOC: Cerca de 220 mil famílias estão aptas a receber a antena. O agendamento pode ser feito até o dia 13 de junho de 2026, pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp).

Todo o processo é gratuito. O único pré-requisito é possuir um aparelho de televisão, que pode ser do modelo antigo.

Para conferir a lista completa dos municípios, acesse o site brasilantenado.org.br.