Nova Bandeirantes e Rondolândia decretam situação de emergência por causa das fortes chuvas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa lima

Texto do áudio 

As cidades de Nova Bandeirantes e Rondolândia decretaram situação de emergência em decorrência dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem os municípios.

Em Rondolândia, a situação é ainda mais grave: o decreto assinado pelo prefeito José Guedes de Souza, do MDB, também reconhece estado de calamidade pública.

Ambos os decretos têm validade de 180 dias e autorizam a compra emergencial de insumos, com dispensa de licitação.

Nova Bandeirantes vem sendo castigada por temporais desde dezembro.

No decreto, o prefeito João Rogério de Souza, do Republicanos, destaca que estradas vicinais, pontes e bueiros foram destruídos pela força da água, além da ocorrência de deslizamentos de terra, comprometendo o tráfego e o acesso de comunidades rurais.

Em Rondolândia, levantamento da Secretaria Municipal de Obras apontou que os danos materiais afetam diretamente a segurança, a saúde pública e a mobilidade da população.

Diante do cenário, foi instituído um Comitê de Calamidade Pública, responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento das ações emergenciais, além da divulgação de boletins informativos sobre a situação no município.

As duas cidades estão sob alerta de perigo potencial para chuvas e ventos intensos emitido pelo Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia para esta quinta-feira.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima