Rede Estadual tem mais de 13 mil vagas disponíveis para o próximo ano letivo

Foto da manchete: Gabriel Aguiar | Seduc-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso ainda conta com mais de 13 mil e 700 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026, marcado para começar na próxima segunda-feira, dois de fevereiro, em todo o Estado.

Por outro lado, 97% do total de vagas já foram preenchidas.

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, avisa que pais ou responsáveis que não confirmaram a matrícula pelo Portal Matrícula Web passaram a integrar a lista de espera, com convocação condicionada à disponibilidade nas escolas, e não mais na unidade desejada.

Isso porque as solicitações de vagas feitas pelos responsáveis no Portal aconteceram entre outubro e novembro de 2025.

No entanto, não houve procura para confirmar a matrícula e entregar a documentação junto às unidades escolares entre 19 de dezembro de 2025 e 12 de janeiro deste ano.

Por isso, eles tiveram o pedido de matrícula cancelado de forma automática, e as vagas foram reintegradas ao sistema, permitindo a convocação de estudantes que aguardavam na lista de espera a partir de 13 de janeiro.

Já os pais ou responsáveis que buscaram as escolas somente a partir de 14 de janeiro, sem apresentar a documentação exigida dentro do período estipulado, também foram incluídos automaticamente nessa lista.

A previsão é que o ano letivo de 2026 tenha mais de 316 mil matrículas em todo o Estado.

Esses estudantes vão continuar sendo atendidos, de acordo com a abertura de novas vagas ao longo do processo, mas sem garantia de escolha da escola de preferência.

A matrícula será efetivada na unidade que tiver vaga disponível no momento da convocação.

Em caso de dúvidas sobre vagas ou procedimentos, a orientação da Seduc é que os pais ou responsáveis procurem a Diretoria Regional de Educação do município onde residem para obter esclarecimentos.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o cumprimento dos prazos é essencial para a organização da rede e para garantir previsibilidade às famílias.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima