Polícia Federal recupera peças arqueológicas do século 16

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Federal recuperou três peças arqueológicas de origem anterior ao século 16, possivelmente de cultura dos ameríndios, índios que viviam no continente americano. A suspeita é de que as obras, encontradas no Rio de Janeiro, integram acervos da Colômbia e Equador.

Segundo a PF, as investigações tiveram início após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional identificar que as peças recuperadas foram ofertadas em um leilão de artes, realizado no ano passado, na capital fluminense. A partir da denúncia do Iphan, a polícia entrou em contato com os compradores para apreensão das obras, que foram encaminhadas para perícia.  

A superintendência regional da corporação informou que as embaixadas da Colômbia e Equador já teriam manifestado interesse na devolução dos itens, que fazem parte do patrimônio cultural desses países.

A Polícia Federal ressaltou, ainda, que a comercialização de relíquias arqueológicas é proibida no Brasil, o que não impede o tráfico desses objetos para a formação de coleção particulares.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.