Pessoas com dívidas junto ao Estado entre 2016 e 2020 podem ser negativadas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A Procuradoria Geral do Estado está enviando processos para protesto e inserção nos Cadastros de Proteção ao Crédito, Serasa e SPC, aos cartórios.

A medida visa o recebimento dos débitos tributários e não tributários em dívida ativa no Estado.

Os contribuintes estão sendo notificados por mensagem de texto no celular, correspondência, WhatsApp e e-mail. Os débitos informados referem-se ao período de 2016 a 2020.

No primeiro trimestre deste ano o protesto foi suspenso em razão da pandemia da Covid- 19 e do cenário econômico em diversos setores.

A dívida ativa é gerada na Procuradoria Geral do Estado 180 dias após a constituição definitiva do débito em órgãos e secretarias. Depois de inserida em protesto, a negativação junto ao Serasa ocorre de forma automática.

Os débitos referem-se a pendências com a quitação do IPVA, ICMS, Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, o ITCD.

Existe ainda a cobrança de dívidas não tributárias resultantes de procedimentos administrativos realizados em outros órgãos estaduais, como a Secretaria de Meio Ambiente, Procon e Tribunal de Contas.

A orientação é para que os contribuintes procurem a instituição para negociar a dívida cadastrada em pessoa física ou jurídica o quanto antes, e evitar prejuízos em transações como financiamentos, empréstimos e operações financeiras.

A cobrança pode ser negociada geralmente na sede da procuradoria, em Cuiabá, Agências Fazendárias, ou em unidades do Ganha Tempo em todo o Estado.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.