| Pequenos produtores rurais já podem emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica pela internet.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A partir de agora, os microprodutores rurais e microgranjeiros, usuários da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, também conhecida como NFA-e, já podem emitir o documento eletronicamente no portal da Sefaz, Secretaria Estadual de Fazenda.
A novidade foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, e visa modernizar e facilitar o dia a dia no campo.
A medida vai beneficiar mais de 120 mil microprodutores da agricultura familiar, com renda anual próxima a 780 mil reais, que poderão emitir a NFA-e de qualquer computador com acesso à internet.
O acesso ao sistema emissor da NFA-e deve ser realizado por meio da área restrita do contribuinte, no site da Sefaz.
“Nós, fizemos o cadastro de 120 mil pequenos empreendedores da agricultura familiar que vão poder da sua casa, do seu computador, com muito mais facilidade fazer a emissão da nota fiscal avulsa eletrônica”, explicou Mendes.
Além da facilidade, o contribuinte terá uma economia com deslocamentos e de tempo de espera para o atendimento físico. Isso porque, por ser emitida individualmente, o microprodutor precisava ir até uma unidade da Sefaz, a cada nova venda para obter o documento fiscal.
Segundo levantamentos do Fisco Estadual, somente no ano de 2019 foram emitidas mais de 273 mil Notas Fiscais Avulsas nas unidades fazendárias.
A expectativa é de que esse volume passe a ser gerado pelo próprio contribuinte, na internet.