| 05 Pardos somam 63% da população Várzea Grande e apenas 15% têm ensino superior.mp3 |
Foto da manchete: Andre Luis
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
Várzea Grande ganhou, após 158 anos, um Diagnóstico Socioterritorial, uma ferramenta estratégica de investigação e análise que mapeia as características sociais, econômicas, culturais e de infraestrutura de um território específico.
O estudo, que funciona como "radiografia" identificando vulnerabilidades, riscos e potencialidades, fundamenta o planejamento de políticas públicas e ações de Assistência Social.
O diagnóstico foi realizado pela equipe setorial da Secretaria Municipal de Assistência Social, planejado há pelo menos seis meses, para mapear minuciosamente a sociedade Várzea-grandense.
No balanço, foi apontado que o município apresenta grande diversidade étnica em sua composição étnico-racial e social.
Cerca de 63,4% da população é composta por pardos, sendo o maior grupo étnico-racial do município.
O grupo populacional formado por brancos ocupa a segunda posição com 23,8%. Outros 12,4% se identificam como pretos.
Quanto à escolaridade, o levantamento revela que 39,8% da população possui ensino médio completo, enquanto 19,6% concluíram o ensino fundamental.
Já 15,2% têm ensino superior completo, demonstrando avanços educacionais, mas também evidenciando desigualdades.
Outros 22,9% concentram-se entre ensino fundamental incompleto e níveis mais baixos de escolarização, o que reforça a necessidade de políticas públicas integradas nas áreas de educação, assistência social e geração de renda.
O Diagnóstico Socioterritorial também aponta disparidades territoriais significativas, com bairros apresentando maior concentração de vulnerabilidades sociais, como baixa renda, insegurança alimentar, déficit de acesso a serviços públicos e fragilidade nos vínculos familiares e comunitários.
Segundo a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, o diagnóstico consolida um novo momento da gestão municipal, pautado pelo planejamento e pela responsabilidade social.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima