| 01 Folião deve gastar no mínimo R$ 1 mil durante o Carnaval em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria do Sebrae MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O Carnaval será comemorado em 17 de fevereiro, elevando as expectativas dos consumidores e empreendedores mato-grossenses, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso.
Segundo os dados, o ticket médio de gastos por consumidor está estimado em 919 reais.
O levantamento destaca que a celebração possui um apelo especial entre o público jovem e adultos em idade ativa, com as faixas etárias de 26 a 34 anos, com 30%, e 35 a 44 anos, representam 27%, liderando a intenção de participação.
Em relação aos hábitos de consumo, a alimentação e as bebidas lideram as intenções de gastos e foram apontadas por 73% dos foliões como o item principal e por 57% como a categoria que receberá o maior volume de orçamento.
Logo em seguida, os serviços de personalização, que incluem a compra de fantasias e acessórios, aparecem com 40% de preferência, acompanhados pelo setor de transporte, com 30%.
Sobre o estilo das comemorações, a pesquisa indica preferência por eventos que equilibram custo e lazer.
As festas privadas registraram salto significativo na intenção de participação, passando de 15% no ano anterior para 25% em 2026.
Já os eventos gratuitos continuam no topo da lista, com 27% de preferência entre os foliões, enquanto as reuniões em família e os blocos de rua mantêm sua relevância.
A escolha pelo tipo de festa varia diretamente conforme o poder aquisitivo dos consumidores.
O público com renda de até cinco salários mínimos, por exemplo, demonstra maior disposição para participar de eventos gratuitos e blocos de rua.
Embora a intenção geral de viajar tenha caído, de 26% em 2025 para 13% em 2026, o turismo regional ainda deve ser impulsionado por destinos específicos.
Entre as cidades mato-grossenses que devem receber um fluxo considerável de turistas e foliões, destacam-se Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde, citados como os destinos locais mais lembrados por quem planeja se deslocar durante o feriado.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina