Nos primeiros 25 dias do ano, Mato Grosso arrecadou R$ 5 bilhões em impostos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Fecomércio MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Nos primeiros 25 dias deste ano, o Telão do Impostômetro da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, ultrapassou o montante de cinco bilhões de reais em arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais no estado.

A marca foi alcançada com um dia de antecedência em relação a 2025, o que, segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, representa um crescimento mais associado à manutenção do nível de atividade econômica do que a um salto na produção ou no consumo.

O presidente da Fecomércio, Wenceslau Júnior, destacou a movimentação da atividade comercial como fator determinante para a manutenção da arrecadação no estado.

Ele explicou que neste início de ano, comerciantes buscam manter um ambiente favorável aos negócios, adotando estratégias comerciais para sustentar o movimento nas lojas.

Somente a capital mato-grossense já somou 104 milhões de reais em arrecadação de impostos municipais.

Rondonópolis acumula 28 milhões, seguida de Sinop, com 21 milhões, e Várzea Grande, com 14 milhões de reais.

Segundo Wenceslau Júnior, o desempenho dessas cidades reflete a concentração de atividades ligadas aos setores de serviços, comércio e agronegócio.

Por outro lado, o presidente da Fecomércio destacou que é preciso que esses impostos retornem ao cotidiano das empresas e das famílias, na forma de infraestrutura, serviços públicos eficientes, entre outros.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina