| Paiguás afirma ser falsa a informação de fechamento de 300 escolas estaduais. PGE pede a PJC investigação criminal contra a “Fake News”.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A PGE, Procuradoria-Geral do Estado, pediu que a Polícia Civil investigue criminalmente a divulgação de notícias falsas de que a Seduc, Secretaria de Estado de Educação, iria fechar 300 escolas.
As “Fake News" tiveram início por mensagens de Whatsapp, porém passaram a circular em veículos de comunicação, o que conforme o documento da PGE, “são capazes de causar pânico e medo na população mato-grossense”.
A PGE destaca no pedido que a divulgação das notícias falsas não pode passar despercebida pela Polícia Civil e que a apuração deve colher elementos de provas que possam demonstrar o “cometimento, em tese, de crime ou contravenção penal de disseminação dolosa de conteúdo sabidamente falso”.
A Seduc informou que, ao contrário do que falam as “Fake News”, o trabalho realizado no momento é de reorganização de salas ociosas em que não há alunos e com infraestrutura física precária.
O objetivo da secretaria é oferecer uma melhor estrutura aos estudantes e profissionais da educação e, consequentemente, criar um ambiente favorável em que seja possível a melhoria do Ideb.
A PGE anexou no requerimento matérias jornalísticas da Secretaria Adjunta de Comunicação que comprovam que o Estado nunca pretendeu fechar 300 escolas.