O “golpe do cupim”, é uma modalidade criminosa que cresceu com a pandemia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas alerta para o chamado "golpe do cupim", uma ação criminosa que se intensificou com a pandemia.

 

Segundo a entidade, pessoas sem o menor conhecimento técnico espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios.

 

Quando acionadas por moradores, vão em grupos e acabam "criando" focos de cupins, mesmo que o imóvel não tenha esse tipo de problema.


"Eles distraem o morador e colocam os cupins, que levam em frascos, para forçar a contratação do serviço de combate à praga. Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos. Já vimos casos de consumidores lesados em até 45 mil reais", revela o vice-presidente da Associação, Sérgio Bocalini.


Para evitar cair nesse tipo de golpe, Bocalini diz que o consumidor deve verificar se a empresa conta com autorização para atuar no mercado, como a licença da vigilância sanitária, registro junto conselho de classe do seu responsável técnico, entre outros.


O consumidor pode consultar o site da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, www.aprag.org.br, onde pode verificar a lista de empresas associadas devidamente legalizadas e ter acesso a informações que podem auxiliar na contratação de empresas capacitadas para atuar no combate a pragas urbanas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.