| Nuvem de gafanhotos aproxima do Brasil e Mapa declara estado de emergência fitossanitária no sul do país.mp3 |
Jurandir Antônio
A nuvem de gafanhotos que avança em direção ao Brasil levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que podem ser afetados pelos insetos.
A medida garante a contratação de profissionais temporários para controle da praga e facilita a importação de pesticidas.
A nuvem de gafanhotos se desloca pela Argentina e se aproxima do Brasil e do Uruguai.
Diante do risco, o governo brasileiro já prepara um plano de ação para controlar a nuvem de gafanhotos, que pode causar prejuízos a lavouras e pastagens.
Os gafanhotos se alimentam de vegetação, seja ela nativa ou plantada, então qualquer lavoura, pastagem ou área de floresta pode ser consumida pelos insetos.
Em aproximadamente um quilômetro quadrado podem existir até 40 milhões de gafanhotos, que consomem em um dia pastagens equivalentes ao que duas mil vacas comem.
O método mais eficiente para combater a nuvem de gafanhotos é utilizar inseticidas específicos nas plantações para matar os insetos.
O uso desses pesticidas deve ser indicado pelas autoridades, pois pode causar danos à saúde das pessoas e de outros insetos, como as abelhas.
O alerta é do Engenheiro Agrônomo da Associação Brasileira de Agroecologia, Leonardo Melgarejo.
Gafanhotos não fazem mal ao ser humano e nem são vetores de doenças.