| 01 Durante Summit Animal, Russi anuncia construção do 1º hospital veterinário público de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: GILBERTO LEITE/Secom ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Com mais de 450 participantes inscritos, o Summit Animal 2025 marcou um novo capítulo na história da causa animal em Mato Grosso.
Ao falar na abertura do evento, que aconteceu na última sexta-feira, no Teatro Zulmira Canavarros, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, anunciou a construção do primeiro hospital veterinário público do Estado.
Max destacou que esse é um sonho da causa animal e uma necessidade real.
O parlamentar disse ainda que Mato Grosso não pode ficar para trás, precisa avançar nessa questão.
A conferência foi uma realização da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal, e contou com a presença dos deputados federais Delegado Matheus Laiola, do Paraná, e Delegado Bruno Lima, de São Paulo, referências nacionais na defesa dos direitos dos animais.
Também participaram especialistas, autoridades e lideranças nacionais e internacionais, além de ONGs, protetores independentes e representantes da sociedade civil.
Max Russi explicou que já destinou um milhão e 400 mil reais em emendas para fortalecer a causa animal. Esses recursos são aplicados na construção de estruturas adequadas, na microchipagem e na castração de cães e gatos.
Durante o evento, foi assinada também a Carta de Compromisso de Cooperação Internacional pela Causa Animal, um marco histórico que institui um programa anual de cooperação com parceiros e organismos internacionais.
O plano prevê ações conjuntas voltadas à ampliação das políticas públicas, ao intercâmbio de boas práticas globais e ao fortalecimento do compromisso do Estado com a sustentabilidade e o respeito à vida em todas as suas formas.
Em reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos defensores da causa, o deputado entregou moções de aplauso a diversas personalidades e entidades.