Imagem: INSS/Divulgação
LOC.: O prazo para a contestação de descontos indevidos em benefícios do INSS de aposentados e pensionistas termina em 14 de novembro, próxima sexta-feira. Já são mais de 5,9 milhões de contestações registradas desde a abertura do sistema em maio deste ano. Mesmo após este prazo, a adesão ao acordo de ressarcimento irá continuar disponível, tanto no aplicativo Meu INSS como também presencialmente nas agências dos Correios.
Já são R$ 2,4 bilhões devolvidos a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, equivalente a 73% total de beneficiários aptos a aderir ao acordo de ressarcimento. O valor é transferido diretamente na conta do beneficiário, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.
Para contestar o desconto indevido, é possível utilizar um dos três canais disponíveis: pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios. Caso não haja resposta da entidade, que tem prazo de até 15 dias úteis, o sistema libera automaticamente a adesãoao acordo. Pelo aplicativo Meu INSS, a adesão pode ser feita pela aba “Consultar Pedidos”, em seguida, clicar no item “Cumprir Exigência”, selecionar a opção “Aceito receber”, e, enfim, clicar em "Enviar".
As informações são do Instituto Nacional do Seguro Social
Reportagem Amanda Canellas